Polícia efetua operação de prevenção a incêndios e flagra queima em pastagem

Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

Polícia efetua operação de prevenção a incêndios e flagra queima em pastagem

Incêndio em pastagem no município de Navirai - Crédito: Divulgação PMMS

No dia 22 de março, a Polícia Militar Ambiental deflagrou a operação “Prolepse” de prevenção aos incêndios em Mato Grosso do Sul. Apesar de o foco especial ser a região rural do Pantanal, dentro dos trabalhos, os incêndios urbanos, de palhada da cana-de-açúcar e pastagens também são preocupantes e a sua prevenção e combate é uma das metas da operação.

Prevenção nas usinas sucroenergéticas

A PMA de Dourados e de outras subunidades que possuem regiões onde existem usinas sucroenergéticas  sob suas responsabilidades fiscalizatórias, estão realizando reuniões com gerentes e chefes de operações das empresas, no sentido de se realizar um planejamento para evitar os incêndios.

De acordo com a PMA, quando não for possível, eles orientam que realizem os trabalhos de queima de forma licenciada pelo órgão ambiental no período permitido, seguindo todas as condicionantes para se evitar a perda do controle e os prejuízos ao ambiente, bem como as autuações que impõem multas em valores financeiros altos.

Prevenção nos assentamentos rurais

Outra frente principal informativa tem sido nos assentamentos rurais, onde é comum o uso do fogo. No sábado (27), a PMA de Naviraí realizava o trabalho informativo e educativo nos assentamentos e se deparou com um incêndio em um lote do Assentamento Santo Antônio, localizado no município de Itaquiraí.

À polícia, o arrendatário do lote informou que havia provocado o incêndio na área de pastagem para o gradeamento da terra com tratores a fim de plantar lavoura de milho. A PMA ordenou e auxiliou na extinção do incêndio. A equipe mediu a área incendiada com uso de GPS que perfez 3,9 hectares, porém, a área a ser queimada seria maior.

O infrator, 51, residente em Itaquiraí, foi orientado sobre os problemas gerados pelos incêndios e, em seguida, os policiais o autuaram administrativamente e aplicaram multa de R$ 4.000,00.



Fonte: Dourados News

Postar um comentário

0 Comentários