COMPARTILHE


Rotary Club de Campo Grande promove ação com parceiros para fortalecer campanha de vacinação em Mato Grosso do Sul

Divulgação

Todos os parceiros estão engajados a levar informação, focados em atingir 95% da cobertura vacinal, alcançando todos os 79 municípios do Estado


Para fortalecer a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação de Criança e do Adolescente, o Rotary Club de Campo Grande realiza ação em conjunto com parceiros em todo o Estado. "Mato Grosso do Sul e Rotary Club de Campo Grande conectados pela saúde infantil" tem como objetivo mobilizar parceiros para reforçar a divulgação, ressaltando a importância do calendário de vacinação atualizado.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) lança, no próximo dia 07 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em Mato Grosso do Sul. A abertura acontecerá às 7h30, no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, com a presença do ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, profissionais da área e autoridades municipais e estaduais, presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, e rotarianos.

Para o presidente do Rotary Club de Campo Grande, Lucimar Lacerda de Melo, esse reforço tem como objetivo atingir todo os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, alcançar acima de 95% de cobertura vacinal. “A proteção das pessoas passa pela vacina. O caso do sarampo é emblemático e demonstra que parar de vacinar não é um dos melhores caminhos. Nossa campanha está respaldada em informação, conscientização e mobilização para vacinar”, afirmou.





O Rotary Club de Campo Grande tem como visão promover parceria entre a sociedade civil e instituições com o objetivo de ampliar a rede de comunicação com as pessoas, potencializando a cobertura de imunização no Estado. “A forma de se comunicar com as bases mudou por completo, por isso, é tão importante todos esses aliados, pois cada um, com sua autoridade, atinge um grupo distinto, espalhando cada vez mais a informação útil relevante às pessoas”, ressaltou.

De forma direta e com um tom de anúncio, a nova campanha de vacinação contra Sarampo será primeiramente voltada para imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos. “Precisamos chamar atenção da população. A vacina é um direito da criança. A criança não consegue ir sozinha à uma Unidade de Saúde para solicitar o seu direito. Então, pais, avós, responsáveis, chequem a carteira de vacinação como sinal de respeito e amor.", afirmou o Ministro da Saúde, Dr. Luiz Henrique Mandetta, durante coletiva de lançamento da Campanha de Vacinação contra o Sarampo.

Para a Diretora da Comissão de Projetos do Rotary Club de Campo Grande, Ana Luzia Abrão, buscam utilizar abordagens criativas e proativas para sensibilizar a comunidade pensando em nosso futuro comum. “O Brasil celebra 30 anos sem a paralisia infantil e também, comemoramos os 80 anos do nosso clube, para mim, como rotariana, essa causa mostra algo muito especial: que a saúde de nossas crianças une as pessoas. Esse projeto rotário sinaliza muitas coisas positivas neste momento em que o Brasil está tão dividido”, comentou.

Lista de Parceiros do Rotary Club de Campo Grande
Secretaria Estadual de Saúde (SES)
Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU)
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL)
Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS)
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE)
Serviço Social da Indústria (SESI)
Serviço Social do Comércio (SESC)
Energisa
Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (SANESUL)
Águas Guariroba
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS)
Secretaria de Estado de Educação (SED)
Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (SINEPE)
Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul (ALMS)
Câmara de Vereadores de Campo Grande
Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul)
Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS)
Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE)
Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul
Divisão de Atenção à Saúde Indigena (DSEI)
Comando Militar do Oeste (CMO)
União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME)
Conselho Nacional De Secretarias Municipais De Saúde (CONASEMS)
Caixa de Assistência dos Servidores do Mato Grosso do Sul (CASSEMS)
Conselho Regional da Região do Centro
Conselho Regional do Anhanduizinho

Campanha de vacinação
Segundo o site do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Multivacinação será realizada em outubro, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. O Dia Nacional de Mobilização, o Dia D, deve ocorrer em 19 de outubro.

A campanha de vacinação contra o sarampo acontecerá em duas etapas: de 7 a 25 de outubro será aplicada a dose a todas as crianças não vacinadas, de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

Nesta fase, o “Dia D” (de mobilização nacional) será 19/10. De 18/11 a 30/11 será disponibilizada a vacina para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. Para eles, o “Dia D” está marcado para 30/11.

Sobre o Rotary
Criado em Chicago, nos EUA, no ano de 1905, o Rotary é a mais antiga organização internacional de clubes de serviço. Os associados são homens e mulheres que prestam serviços voluntários às comunidades onde atuam profissionalmente, ajudando a promover a ética nos negócios e desenvolvendo projetos em diversas áreas, como saúde e educação, cujo grande objetivo é estimular a boa vontade e a paz mundiais.





Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários.
O Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (estes dados são de maio de 2018). Três brasileiros já presidiram o Rotary International, cuja sede está em Evanston, no estado de Illinois, nos EUA.

Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a Campanha Polio Plus, campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

Há mais de 110 anos o Rotary une pessoas de diferentes culturas e continentes para promover a paz, combater o analfabetismo e a pobreza, fornecer água limpa e saneamento, e prevenir e tratar doenças. Nenhum desafio é grande demais











Curta nossa Pagina e fique por dentro de tudo que acontece em Itaquirai, Região, Brasil e Mundo!
Fonte: Assessoria

Compartilhe no Google Plus

Sobre Itaquirai News

Itaquirai News Seu Portal de Noticias de Itaquirai e Região

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário...

DOE E AJUDE A MANTER O SITE