COMPARTILHE


 Clique aqui para entrar
Clique para entrar 👆👆👆

Alunos de escola de Itaquiraí, MS, fazem 'Júri Simulado' para discutir a pena de morte

Júri Simulado promovido no ano passado discutiu a adoção de crianças por casais homoafetivos (Foto: SED/Divulgação)

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Juarez Ribeiro de Oliveira, em Itaquiraí, Mato Grosso do Sul, participarão de um “Júri Simulado”, que vai debater a “pena de morte”.





O “Júri Simulado” acontece no Fórum de Itaquiraí. O evento, que está em sua quinta edição, é uma atividade extracurricular coordenada pela professora de língua portuguesa, Kelly Cristina dos Santos.

O tema é escolhido pelos próprios alunos que vão participar do Júri. Nas edições anteriores os estudantes já discutiram a obra “O Quinze – Saga de uma família de retirantes”, de Rachel de Queiroz; maioridade penal; aborto; e, no último ano, a adoção de crianças por casais homoafetivos.

“Após a escolha do tema, sorteamos as turmas responsáveis pela “defesa” e pela “acusação” dos debates em plenário. Antes, porém, os alunos promovem pesquisas, acompanham palestras com profissionais na própria escola, assistem a julgamento no fórum e produzem as teses que serão levadas ao plenário do júri”, explicou a professora.

Ela explica que apesar do nome sugestivo, o júri não possui réu ou crime, sendo um importante fórum para discussão de temas polêmicos da sociedade, cujo objetivo é despertar o senso crítico, a escrita da língua portuguesa e a oralidade dos estudantes.





A professora comenta que durante o júri, os estudantes são avaliados pelo corpo de jurados e por um juiz, escolhidos entre pessoas da comunidade. “Esta é uma atividade extraclasse que engaja os alunos, bem como lhes proporcionam novos conhecimentos que vão além da grade curricular e que lhes despertam o senso crítico e o exercício da cidadania”, complementou.

(Atualização: o júri, que aconteceria nesta terça-feira, 21 de agosto, foi adiado para o dia 13 de novembro deste ano).

Fonte: G1

Compartilhe no Google Plus

Sobre Itaquirai News

Itaquirai News Seu Portal de Noticias de Itaquirai e Região

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário...