COMPARTILHE


 Clique aqui para entrar
Clique para entrar 👆👆👆

Prefeito, vereadores e deputados estaduais lançam o Plano Safra em Itaquiraí

[Foto Divulgação]

 O Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário em MS, Dorival Betini; o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Iradi Felini; o prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), e o presidente do Legislativo de Itaquiraí, Edilson Luiz Pereira (PR), lançaram na manhã de ontem (22-09), o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020. O ato foi marcado pelas presenças dos deputados estaduais: João Batista dos Santos (João Grandão), Renato Pieretti Câmara, e Mara Elisa Caseiro, que prestigiaram o evento.





PLANO SAFRA


Antes dos discursos, foi destacada a mensagem do Governo Federal, informando que a agricultura familiar é um importante segmento para o desenvolvimento do Brasil. São aproximadamente 4,4 milhões de famílias agricultoras, o que representa 84% dos estabelecimentos rurais brasileiros. A agricultura familiar é econômica, vem dela 38% do valor bruto da produção agropecuária e o setor responde por sete em cada dez postos de trabalho no campo. A agricultura familiar é produtiva, pois é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica brasileira, sendo um importante instrumento de controle da inflação.

O Plano Safra 2017/2020, agora plurianual, reafirma o compromisso do Governo Federal na ampliação da produção de alimentos e na garantia de crédito mais barato para aqueles que produzem a comida que chega à mesa dos brasileiros. Com mais políticas públicas para o rural brasileiro, os agricultores familiares têm conquistado segurança, respeito e autonomia. E é isto o que o agricultor quer: mecanismos para produzir cada vez mais e melhor para continuar contribuindo para o desenvolvimento do nosso país.




O Plano Safra é um conjunto de ações para o fortalecimento da agricultura familiar. Para o agricultor produzir não basta apenas crédito. É preciso ir além, é necessário um conjunto de ações para fortalecer o setor. Por isso, o Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020 possui 10 eixos de atuação. São ações para oferecer segurança jurídica da terra, com titulação e regularização fundiária; seguro da produção; ações para o Semiárido; Assistência Técnica e Extensão Rural; entre outros.

Todos estes assuntos foram amplamente debatidos pelas lideranças. Dorival Betini acrescentou que a Reunião Técnica servia para apresentar, inclusive, os direitos que muitos dos agricultores familiares têm, mas, não acessam pela falta de informações.

Da reunião, também participaram lideranças, presidentes e representantes dos mais variados segmentos organizados de Itaquiraí, associações rurais, sindicatos, profissionais de órgãos públicos e iniciativa privada ligadas ao setor produtivo, que lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores.

Os vereadores, Ney Portela, Carlos Prado - Careca, Antônio Zuza, Jefferson Rodrigo Lopes - Jeffinho, Cícero Camilo da Rocha e o vice-prefeito Geovane Severo - Mano, também prestigiaram a reunião.

Com as participações de representantes da Agraer, do MDA, e do Incra-MS, dentre eles, o superintendente estadual Humberto César Mota Maciel, e do coordenador regional do Incra em Dourados, Daniel Yamamoto, e da coordenadora regional da Agraer de Naviraí, Alessandra Afonseca, a reunião do lançamento do Plano Safra foi altamente produtiva.




"Somos parceiros da agricultura familiar e na Assembleia Legislativa integramos as comissões que tratam das questões ligadas ao setor produtivo. Viemos reiterar este compromisso com nossos agricultores familiares", comentou o deputado João Grandão.

"O momento é importante porque estivemos inúmeras vezes fazendo reivindicações em prol de nossos assentados e, na pessoa do Dorival Betini, junto com Agraer, através do diretor presidente Enelo e toda a equipe de Campo Grande, Naviraí e Itaquiraí, os atendimentos estão acontecendo.

Por isso, fizemos o agradecimento em público destas ações", afirmou o presidente do Legislativo, Edilson Pereira.

"Estamos aqui para encaminhar as demandas e, sobretudo, atender dentro da realidade do MDA, agora Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário. Tudo que estiver em nosso alcance será feito", afirmou Dorival Betini.




Após os trabalhos, o prefeito Ricardo Fávaro observou que "Esta reunião é uma resposta às insistentes reivindicações de apoio e incentivo aos agricultores familiares que estamos fazendo desde o início de nossa gestão no comando do Município. Por isso, todos são bem vindos à este lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar".



Fonte: Redação 



http://www.itaquirainews.com/p/blog-page_8.html
Compartilhe no Google Plus

Sobre Itaquirai News

Itaquirai News Seu Portal de Noticias de Itaquirai e Região

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário...